As galinhas Serama são uma raça anã de frangos que se originou na Malásia, há cerca de 50 anos, do cruzamento de outras espécies anãs do próprio país e do Japão. Mas dizer isso não descreve nem metade do que são os frangos Serama, animais cheios de charme e pomposidade.
Segundo registros, a origem das raças anãs Malásias podem ser rastreadas desde os anos 1600. Mas esses animais eram um tanto diferentes dos atuais Serama, que se popularizaram nos anos 70, principalmente pelos esforços do fazendeiro malaio Wee Yean Een.
Apesar do sucesso, a raça esteve próxima de ser extinta nas pandemias de gripes aviárias dos anos 2000, e foram salvas porque exemplares da espécie haviam sido exportadas para a Europa e alguns países da América do Norte e Central.
Hoje, como vivemos na Sociedade do Espetáculo, essas galinhas se tornaram estrelas do Instagram e de desfiles de galinhas (isso existe!), em países como o Vietnã e Malásia.
Pelas imagens, é possível concluir que esses animais possuem curvas musculosas e uma estranha graciosidade e pose.
Os exemplares mais recentes têm esse peito violentamente ESTUFADO, como se o animal estivesse sempre pronto para encarar um adversário em uma briga de rua.
Nessas competições, vencem as galinhas que possuem a melhor pose, estilo de caminhada e penas com melhores cores — não fazemos ideia de como isso é julgado.
Apesar da postura, esses animais são considerados de bom temperamento: sem agressividade e ótimos como animais de estimação, segundo os produtores. Além disso, não requerem grandes cuidados especiais e são garantia de milhões de views em redes sociais.
É hora de relembrar nosso catálogo de looks de 2019 da Moda granja. Imperdível, leia abaixo!