Um vídeo intrigante mostrou os efeitos da passagem do maior avião do mundo nos céus da Polônia. O Antonov An-225 Mriya aterrissou no aeroporto Rzeszow e "limpou" a névoa do céu, deixando para trás um rastro perfeitamente reto de céu limpo.
Vai fazer mais sentido no vídeo abaixo, acredite:
O momento era muito esperado, dada a reputação e o gigantismo do Antonov, e o avião foi recepcionado por centenas de entusiastas da aviação.
É possível ver nas saudações feitas por eles que a visão da passagem do gigante valeu a pena.
O pouso ocorreu em 9 de janeiro e foi postado por diversas testemunhas. Apesar das dificuldades de aterrissar um avião desse porte com menos visibilidade, a manobra ocorreu sem problemas.
O Antonov An-225 é considerado o maior avião do mundo. Foi desenvolvido pela então União Soviética na década de 1980, para transportar peças gigantes de dispositivos do programa espacial do país — além do ônibus espacial Buran, que era acoplado na fuselagem da aeronave.
Tem 205 toneladas de peso, e pode decolar com o peso máximo de 640 toneladas. Suas dimensões são igualmente assustadoras: 84 m de comprimento, por 88 m de envergadura e 18,1 m de altura.
Atualmente, existe um avião que possui a envergadura maior e por isso, de certa forma, também é o maior avião do mundo. Trata-se do norte-americano Stratolaunch, com 117 m da ponta de uma asa a outra.
A aeronave serve como plataforma de lançamento de outros veículos, especialmente foguetes, para baratear voos. Ele decola com a carga entre as duas fuselagens e a lança de certa altitude.
O Stratolaunch ainda é um veículo de testes, ao contrário do An-225, em operação desde o primeiro voo, em 21 de dezembro de 1988.
LEIA ABAIXO: Fotos estranhas finalmente revelam como leões viajam de avião