Aqui no Brasil, álcool não entra em escola e muito menos em sala de aula — exceto nos laboratórios de ciências — mas a Bélgica talvez tenha algumas ideias diferentes quanto a isso.
Um grupo de amantes de cerveja abordou 30 escolas na Bélgica para fazer uma sugestão bastante inusitada: trocar refrigerantes e sucos processados da merenda de crianças por uma cerveja com baixo teor alcoólico, já que são mais saudáveis.
Se isso parece estranho, nós entendemos, mas faz certo sentido também. Consumir doses moderadas de álcool todos os dias, seja em vinhos ou cerveja, pode diminuir o risco de doenças cardíacas, além de a cerveja possuir menos açúcar do que os refrigerantes dados às crianças durante a merenda.
O grupo por trás da iniciativa se chama De Limburgse Biervrienden e seu porta voz, Rony Langenaeken, diz que não há riscos.
— Cerveja é para toda a Família e essa iniciativa atingirá crianças entre três e 15 anos de idade.
A cerveja indicada tem apenas 2,5% de álcool, metade do teor das cervejas mais consumidas no Brasil. Rony ainda disse que não há como ninguém ficar bêbado com a cerveja.
— Você teria que tomar cinco ou seis litros do negócio para se embebedar. Estamos falando sobre garrafas de 250 ml e 330 ml!
Pelo menos duas escolas, até o momento, já aceitaram as sugestões.