As transformações químicas são alterações onde se formam novas substâncias, posto que as substâncias iniciais são alteradas em suas propriedades.
São também chamadas de reações químicas, e as substâncias que se alteram denominam-se reagentes. As substâncias iniciais se rompem, instante em que os átomos se rearranjam e formam algo novo.
Essas reações podem se dar uma explosão, assim como a liberação de gases etc. E tais transformações podem se dar por alteração de estado, cor, cheiro, temperatura e densidade. As transformações químicas não são iguais às físicas, posto que estas mudam só o estado, mas as substâncias são as mesmas.
Considerações sobre as Transformações QuímicasNa reação química, os reagentes têm suas propriedades modificadas, sendo que isso gera a formação de substâncias novas. Essas transformações químicas podem se dar por termólises (ação do calor), fotólises (ação da luz) e por eletrólises (corrente elétrica). Mas podem se dar também por junção de substâncias e por ação mecânica.
Podemos notar diversas transformações químicas, posto que facilmente se observam alguns efeitos, a exemplo da mudança de cor. Mas podem ocorrer também a soltura de um gás, a solidificação, o acender de uma chama, assim como a carbonização de algo.
E tudo isso se dá, por exemplo, pela combustão de uma substância ou o leite que azeda. Porém pode se dar, igualmente, pela respiração, pelo prego que enferruja etc.
Mas nas transformações químicas não se dá apenas a mudança de estado, uma vez que pode ocorrer também variação de cheiro. E as cores podem se contrastar, a temperatura oscilar e a densidade mudar.
Mas como saber se novas substâncias se formaram? É simples. Basta fazer uma comparação entre o que se tem no momento e as características do reagente original. Dessa forma, a nova substância se chama produto, que por sua vez provem da substância inicial.
Combustão, o que é? Tipos, relação com o combustível e entalpia × As Diversas TransformaçõesNa transformação por junção de substâncias ocorre a mistura dessas substâncias. Exemplo: a mistura de iodeto de potássio e nitrato de chumbo, onde o resultado será iodeto de chumbo. Há também a transformação por ação da luz, por muitos denominada de fotólise. O exemplo clássico é a fotossíntese.
A transformação por ação do calor é igualmente nomeada de termólise, por exemplo: o cozimento de alimentos. A transformação por ação mecânica ocorre quando substâncias se atritam, como o fósforo que se acende.
Na transformação por ação da corrente elétrica, o grande exemplo é a eletrólise, onde o resultado final é a reação de oxirredução.
Leia também sobre as Reações Inorgânicas – o que são, como se classificam e exemplos.
Fonte: Escola Kids, Estudo Prático, Infopédia, Toda Matéria, Educação, Blog do Enem, Estudo Kids, Alunos Online e Nova Escola.
Fonte das imagens: ISSUU, Youtube, Slide Serve e Slide Player.
O post Transformações Químicas – o que são, como acontecem, tipos, exemplos apareceu primeiro em Conhecimento Científico.