Certamente, você já teve algum desconforto estomacal ou intestinal. Além disso, é normal sentir dores por conta de gases estomacais e intestinais. Assim, apesar de desagradável, e às vezes constrangedor, acontece com todo mundo. Sendo assim, chás para gases podem ser uma ótima escolha para melhorá-los.
A princípio, estes gases são produzidos constantemente em nossos corpos. Sendo assim, os eliminamos naturalmente. Entretanto, existem alguns costumes e consumos que podem levar ao acúmulo dos gases no intestino, deixando a barriga dura e inchada. Assim, para melhorar essa dor e incômodo, não é preciso fazer grandes esforços, existem coisas básicas e práticas que podem aliviar as dores, uma alimentação especial, certos exercícios, massagens, e chás para gases que auxiliam.
Sendo assim, vamos conhecer um pouco mais sobre os gases e conhecer os chás para eliminá-los.
O que são os gases?
Primeiramente, chamamos de gases (ou flatos) o ar que se acumula no sistema digestivo e que pode ser liberado através do ânus. Normalmente os gases não representam nenhuma preocupação para a saúde. No entanto, por vezes eles podem causar desconforto ou dores fortes ou no abdômen e tórax.
Estima-se que um homem libere entre 14 e 25 gases por dia, enquanto uma mulher de 7 a 12 no mesmo período. Se a pessoa libera mais gases do que essa média durante o dia, ela pode ter uma flatulência excessiva, que pode ser ocasionada por vários fatores.
Calmantes naturais – O que é, como funciona e para que servem
×Causas dos gases
A princípio, são diversas as causas dos gases. Sendo assim, temos entre elas:
– Fazer uso de gomas de mascar;
– Fumar;
– Falar muito durante as refeições;
– Ter a mania de morder objetos, como a tampa da caneta, ou mantê-los na boca;
– Tomar bebidas gaseificadas;
– Comer muito rapidamente.
Sendo assim, alimentos chamados fermentativos como o feijão, repolho, brócolis, couve-flor, uvas passas, ameixas secas, lentilhas, cebola e maçãs podem levar mais tempo para serem digeridos. Assim, aumentando a quantidade de gases que a pessoa libera durante a digestão. Por causa deste longo tempo, os gases também podem ter um cheiro desagradável.
Ou seja, alimentos que não são absorvidos, que passam do intestino ao cólon sem serem digeridos, também podem ocasionar gases. Certamente, isso porque no cólon há uma série de bactérias que fermentam esses alimentos não digeridos e liberam gases enquanto fazem isso.
Assim, se a dieta é equilibrada e não contém grande quantidade de carboidratos ou açúcares, e a pessoa ainda apresenta flatulência excessiva, o sintoma pode estar ligado a outras condições médicas, tais como:
– Prisão de ventre (constipação);
– Gastroenterite infecciosa;
– Intolerâncias alimentares, como a intolerância a lactose;
– Síndrome do intestino irritável;
– Doença celíaca;
– Alguns tipos de medicamentos;
– Doenças do aparelho digestivo;
– Intoxicações alimentares.
Chás para gases
Erva-cidreira e FunchoPossui propriedade antiespasmódica que, eliminam os gases e reduzem a dor.
Ingredientes
1 colher (de chá) de erva-doce
1 xícara de água fervente
Modo de preparo
Em primeiro lugar, adicione a erva-doce à xícara de água fervente e deixe descansar por 10 minutos. Assim, beba várias vezes ao dia, sem adição de açúcar porque o açúcar favorece a formação dos gases.
Menta-PimentaAuxilia no alívio de dores e incômodos no estômago e intestino, promovendo uma melhor digestão.
Ingredientes
1 colher (de chá) de menta-pimenta
1 xícara de água fervente
Modo de preparo
Adicione a menta-pimenta à xícara de água fervente e deixe descansar por 10 minutos.
Beber várias vezes ao dia, sem adição de açúcar porque o açúcar favorece a formação dos gases.
Erva-doceA princípio, possui propriedade antiespasmódica e é eficaz contra as cólicas provocadas por pequenos espasmos gastrointestinais, especialmente a flatulência.
Ingredientes
1 colher (de chá) de erva-doce
1 xícara de água fervente
Modo de preparo
Adicione a erva-doce à xícara de água fervente e deixe descansar por 10 minutos. Beber várias vezes ao dia.
GencianaA genciana é uma planta medicinal utilizada a muitos anos para combater problemas digestivos, sua eficácia é comprovada cientificamente devido à sua ação reguladora de movimentos peristálticos e sua estimulação na produção de suco gástrico.
Ingredientes
1g de raízes secas de genciana
200 ml de água
Modo de preparo
Esse, entre os chás para gases, é feito através da infusão, onde a água deve ser primeiramente fervida e só então as folhas de genciana devem ser adicionadas. O chá deve ficar em infusão durante 10 minutos. Coar e beber uma xícara do chá de genciana várias vezes ao dia, de preferência antes das refeições.
Folhas de abacateiroUma excelente solução caseira contra gases é o chá da folha do abacateiro. Além disso, o chá com a folha do abacateiro é diurético e acalma o sistema gastrointestinal. Além de eliminar os gases, auxilia no tratamento de bronquite, diarreia e eliminação dos cálculos renais.
Ingredientes
3g de folhas secas do abacateiro
200 ml de água
Modo de preparo
Primeiramente, as folhas do abacateiro devem ser fervidas por 5 minutos. Dessa forma, a solução deve ser colocada em um recipiente e tampada, para que descanse por 10 minutos. Assim, para diminuição dos gases, uma xícara do chá deve ser bebida de hora em hora.
CardamomoA princípio, alivia sintomas como o mal-estar, fadiga e inchaços do abdômen.
Ingredientes
2g das sementes de cardomomo (Elletaria cardamomum L.)
1 xícara de água fervente
Modo de preparo
Em primeiro lugar, colocar o cardomomo na água fervente e deixar repousar por 10 minutos, coar e beber após as refeições. Em suma, é recomendado beber apenas 2x ao dia.
E aí, o que achou da matéria? Curtiu? Então confira a matéria a seguir: Chás para dormir – Quais os melhores para ter uma ótima noite de sono?
Fontes: Greenme; Minha Vida.
Imagem de Destaque: Alexandre Bertoncini.
Essa matéria Chás para gases – Como eliminar gases estomacais e intestinais com chás foi criada pelo site Segredos do Mundo.