Blogroll

Prismas – Geometria espacial, composição, nomenclatura e classificação


Os prismas são sólidos geométricos que fazem parte dos estudos de geometria espacial. Certamente, é definido no espaço tridimensional a partir de um polígono e uma reta. Assim, O conjunto de segmentos de reta paralelos à reta r cujas extremidades são o polígono dado e algum plano que não contenha esse polígono é chamado de prisma.

Decerto, ele é caracterizado bases poligonais congruentes (mesma forma e mesmo tamanho) e paralelas. Além disso, suas faces laterais planas são regiões em forma de paralelogramo.

Composição do prisma

Prismas - geometria espacial
Prismas - geometria espacial Conhecimento Científico
Composição de um prisma triangular – Fonte: Slideshare Bases do prisma: Decerto, pode ser qualquer polígono, como triângulosquadrados, pentágonos, quadriláteros etc. Assim, a única regra é que eles devem ser congruentes; Faces do prisma: Certamente, qualquer polígono que limita um prisma é uma de suas faces; Faces laterais: Qualquer face que não seja uma base. Assim, toda face lateral de um prisma é um paralelogramo, pois o plano e o polígono são paralelos, o que faz com que um par de lados opostos dessas faces seja paralelo. O outro par de lados opostos é paralelo porque eles são segmentos paralelos à reta r; Arestas: Decerto, são os segmentos de reta formados pelo encontro de duas faces de um prisma; Arestas da base: São os segmentos de reta formados pelo encontro de uma das bases com uma face lateral; Arestas laterais: A saber que são os segmentos de reta formados pelo encontro de duas faces laterais; Vértices: Em suma, são os pontos de encontro entre duas ou mais arestas; Diagonais: qualquer segmento de reta que liga dois vértices que não pertencem à mesma face do prisma; Secção transversal: é a intersecção do prisma com algum plano paralelo às bases.

Paralelepípedo – O que é, classificação e fórmulas geométricas

×

Nomenclatura de Prismas

Prismas - geometria espacial
Prismas - geometria espacial Conhecimento Científico
Fonte: Estudo prático

A nomenclatura de prisma ocorre de acordo com o polígono de suas bases. Alguns exemplos:

Prisma triangular: bases são triângulos. Prisma quadrangular: bases são quadrados. Prisma pentagonal: bases são pentágonos. Prisma hexagonal: bases são hexágonos. Prisma heptagonal: bases são heptágonos. Prisma octogonal: bases são octógonos.

Classificação dos Prismas

Prismas - geometria espacial
Prismas - geometria espacial Conhecimento Científico
Fonte: Infoescola

Os primas são classificados em Retos, oblíquos e regulares:

Prisma reto: As arestas laterais formam um ângulo reto (90°) com as bases. Prisma oblíquo: As arestas laterais formam um ângulo diferente de 90° com as bases Prisma regular: Em síntese, é um prisma reto e sua base é um polígono regular.

Paralelepípedos

Certamente, os paralelepípedos são prismas cujas bases são paralelogramos. Assim, o paralelepípedo recebe o nome de paralelepípedo reto ou bloco retangular quando suas bases são retângulos. Se as seis faces de um paralelepípedo forem quadradas, ele receberá o nome de cubo.

Fórmulas do prisma

Prismas - geometria espacial
Prismas - geometria espacial Conhecimento Científico
Fonte: Infoescola

Área lateral

Decerto, para calcular a área lateral do prisma, basta somar as áreas das faces laterais. Num prisma reto, que possui todas as áreas das faces laterais congruentes, a fórmula da área lateral é:

Al = n . a

n: número de lados

a: face lateral

Área total

Então, para calcular a área total de um prisma, basta somar as áreas das faces laterais e as áreas das bases:

At = Sl+ 2Sb

Sl: Soma das áreas das faces laterais

Sb: soma das áreas das bases

Volume do prisma

Decerto, o volume do prisma é calculado pela seguinte fórmula:

V = Ab.h

Ab: área da base

h: altura

Por fim, leia também sobre o Cilindro, o que é? Definição, cilindro reto e oblíquo, volume e fórmulas

Fonte: Toda matéria, Infoescola, Brasil escola.

Imagem de destaque: Vecteezy

Essa matéria Prismas – Geometria espacial, composição, nomenclatura e classificação foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 

Parceiros

Blogger news

Copyright © . Principe Troll |