Duas Caras é um dos principais inimigos do Batman, dentro da DC Comics. O personagem foi criado pelos mesmos responsáveis pelo herói, Bob Kane e Bill Finger, e surgiu em 1942, na revista Detective Comics #66.
Para criar o Duas Caras, Bob Kane se inspirou em O Médico e o Monstro. Logo após ver um anúncio de um filme da história, decidiu criar seu próprio personagem com dupla personalidade. Por outro lado, a aparência deformada, foi teve inspiração na mitologia nórdica, com a deusa Hela.
Um dos principais objetivos do vilão é assassinar o Batman. Entretanto, as coisas não foram sempre assim, já que a outra personalidade do personagem é Harvey Dent, ex-agente da lei.
Passado
Harvey Dent nasceu em uma família que sofria com problemas financeiros e emocionais. O pai de Harvey, por exemplo, era um homem extremamente violento e costumava jogar uma moeda para decidir se iria agredir o filho ou não. Dessa maneira, desde cedo Harvey desenvolveu e reprimiu condições como esquizofrenia e distúrbio bipolar.
A fim de escapar da dura vida que teve na infância, ele se dedicou muito aos estudos. Com o tempo, Harvey acabou se tornando advogado e chegou ao cargo de promotor público em Gotham. Isso porque tinha um forte senso de justiça e queria eliminar o crime da cidade, o que o fez um importante aliado do Batman.
Entretanto, Harvey via um grande obstáculo nas ações da máfia. Durante o julgamento do mafioso Salvatori Maroni, o criminoso jogou um frasco de ácido na cara de Harvey e deixou o lado esquerdo de seu rosto desfigurado.
DC Comics – Origem e história da editora de quadrinhos
×Nasce o Duas Caras
Por causa do incidente, Harvey foi internado no hospital, mas não ficou ali por muito tempo. Logo após ver seu rosto no espelho, despertou seus distúrbios mentais e comportamentos agressivos. A partir daí, ele mesclava a violência da nova personalidade com a ética de Harvey Dent, se tornando o vilão Duas Caras.
A partir daí, Duas Caras iniciou um plano de vingança. Ele matou seu antigo assistente de promotoria, corrompido pela máfia, assim como o mafioso Carmine Falcone. Foi por causa disso que acabou capturado pelo Batman e foi internado no Asilo Arkham para criminosos insanos.
Entre as principais características de Duas Caras está a obsessão por dualidades e pelo número 2. Além disso, ele passou a agir como seu pai. A princípio, utilizava uma moeda com lados iguais para fazer sua própria sorte, mas como um dos lados se queimou durante o acidente, ele passou a decidir o destino dos adversários com a moeda.
Fontes: Aficionados, Amino Apps, Guia dos Quadrinhos
Imagens: Creative Analytics, Batman Fandom, Fandom
Essa matéria Duas Caras, quem é? Origem e história do vilão icônico do Batman foi criada pelo site Segredos do Mundo.