(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
A classificação dos organismos vivos depende de diversas características. Dentre elas está a obtenção de energia, ou seja, a forma como os seres vivos conseguem obter biomoléculas para a manutenção do corpo. Nesse sentido, os organismos podem ser classificados como heterótrofos e autótrofos.
Também chamados de heterotróficos, os organismos heterótrofos são seres que não produzem o próprio alimento. Sendo assim, para obtenção de energia necessária para o funcionamento do corpo, dependem dos seres autótrofos. Os seres autótrofos, por sua vez, são organismos que transformam matéria inorgânica em matéria orgânica, como no processo de quimiossíntese.
Os seres heterotróficos, então, utilizam como forma de obtenção de energia as fontes de carbono presente em outros organismos vivos. Assim, na cadeia alimentar, esses seres podem ser consumidores primários, secundários ou terciários.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});Vamos entender melhor como funcionam os seres heterotróficos!
Definição dos seres heterótrofos
Os seres heterótrofos são classificados como os organismos que não conseguem sintetizar matéria inorgânica em matéria orgânica. Ou seja, não conseguem produzir o próprio alimento, dependendo da matéria orgânica produzida pelos seres autótrofos.
Ou seja, os seres heterotróficos precisam se alimentar de outros seres vivos para que assim consigam produzir energia. Além disso, a classificação dos organismos heterotróficos pode variar na cadeia alimentar. Assim, são seres tanto consumidores quando decompositores.
Quando falamos em seres consumidores, estamos nos referindo aos seres vivos que se alimentam de outros seres, como os animais carnívoros, onívoros e herbívoros. Já na classificação dos seres decompositores, podemos citar os fungos e bactérias. Nesse sentido, por serem consumidores e decompositores, os heterotróficos estão nos níveis tróficos da cadeia alimentar.
google_ad_client = "ca-pub-1360360021251685"; google_ad_slot = "7008382253"; google_ad_width = 200; google_ad_height = 90;Reprodução sexuada, o que é? Definição, classificação e como funciona
×Alimentação dos seres heterótrofos
Os seres heterótrofos se alimentam de outros seres para obter energia e sintetizar as biomoléculas para o funcionamento do corpo. Dessa forma, a forma de obtenção de energia pode variar, dependendo do tipo de espécie animal. Ou seja, as espécies podem ser classificadas como consumidores primários, secundários ou terciários.
Na cadeia alimentar, por exemplo, existem os seres carnívoros, herbívoros, onívoros, hematófagos, etc. Ou seja, cada espécie assume uma posição específica na cadeia. Por exemplo, os seres herbívoros são consumidores primários, pois se alimentam, de forma direta, dos produtores (seres autótrofos). Já os carnívoros, são consumidores secundários, pois se alimentam dos seres herbívoros, por exemplo.
Visto isso, cada ser vivo dentro da cadeia alimentar desenvolve um fluxo contínuo de produção de energia. Assim, os seres autótrofos (produtores) geram energia, por meio da fotossíntese, para que os seres heterótrofos consumam a energia e sintetizem as moléculas para o funcionamento do corpo.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});Estímulos dos seres vivos
De acordo com estudos, os primeiros seres vivos a surgirem no ambiente eram heterótrofos, no caso, as bactérias. A princípio, eram seres simples, mas que evoluíram e adquiriram estrutura celular mais elabora, como células eucariontes e organelas membranosas.
Nesse sentido, os seres vivos teriam se tornado mais complexos a partir do surgimento das mitocôndrias e dos cloroplastos na formação de cada ser vivo. Assim, acredita-se que, tantos os seres autótrofos quanto os heterótrofos, passaram por eventos endossimbióticos até chegarem ao que são hoje.
Além disso, os seres vivos possuem a capacidade de responder a estímulos. A reação ocorre de maneiras diferentes quando falamos de plantas e animais, por exemplo. Isso porque, as plantas não possuem sistema nervoso e, por isso, possuem respostas menos elaboradas se comparadas aos animais. Porém, algumas plantas – como no caso da dormideira ou sensitiva – possuem sensibilidade ao serem tocadas.
Além disso, existem plantas que se orientam pela luz do Sol. Neste caso, o fenômeno é chamado de fototropismo. Já no caso dos animais, os estímulos ao meio externo ocorrem de forma mais elaborada por conta do sistema nervoso central. Ou seja, a reação aos estímulos ocorre através da sensibilidade. Assim, os animais conseguem fazer a distinção entre gostos, cores, cheiros e sons, por exemplo.
O que são seres autótrofos?Diferente dos seres heterótrofos, os organismos autótrofos são aqueles que conseguem produzir o próprio alimento. A produção ocorre por meio da fotossíntese ou da quimiossíntese. Em ambos os processos, ocorre a síntese de matéria inorgânica em matéria orgânica.
Na cadeia alimentar, estão na posição de produtores. O consumo de alimentos ocorre por meio da luz ou da energia química. Portanto, fazem parte dos organismos autótrofos as plantas, algas e alguns tipos de bactérias.
O que achou da matéria? Se gostou, leia também a definição de Bentos e o que significa Biodiversidade.
Fontes: Info Escola, Brasil Escola e Só Biologia
Imagens: Gestão Educacional, Todo Estudo, Biologia Net, Todo Estudo e Planeta Biologia
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});Essa matéria Heterótrofos, o que são? Definição, características e seres autótrofos foi criada pelo site Conhecimento Científico.