Antes de mais nada, as Antilhas são um conjunto de ilhas que fazem parte da América Central, com fronteiras entre o Mar do Caribe, o Golfo do México e o Oceano Atlântico. Todavia, essa região do continente americano separa o Mar do Caribe do Atlântico, sendo conhecida também como Caribe.
Nesse sentido, esse conjunto de ilhas está dividido em três grupos importantes, conhecidos como Grandes Antilhas (oeste), Pequenas Antilhas (sudeste) e o arquipélago de Lucayan, dividido entre as Bahamas e as ilhas Turks e Caicos, localizado mais a norte.
Essas ilhas estão localizadas na Placa do Caribe, que engloba também boa parte do continente americano. O idioma falado pelos quase 40 mil habitantes é o espanhol e a atividade econômica que rege a maioria das atividades comerciais por lá é o turismo.
História das Antilhas
Antes da chegada de Cristóvão Colombo ao território, em 1492, a região das Antilhas tinha entre 200 mil e mais de um milhão de indígenas americanos que habitavam o local. Pensando estar na Ásia, mais precisamente nas Índias Orientais, Colombo acabou por chamar os habitantes das ilhas de índios.
Após descer primeiramente nas Bahamas, Cristóvão Colombo acabou por conhecer Cuba, para posteriormente conhecer a ilha de Hispaniola (ilha de São Domingos), segunda maior ilha do arquipélago, com 76 mil km² de área total.
Os europeus passaram a explorar a região e em pouco tempo tinha todo o domínio das Antilhas. Entretanto, em 1804 o Haiti se tornou independente da França, seguido por República Dominicana e Cuba, em 1902. Todavia, foi na segunda metade do século XX que a maioria dos países das Antilhas conseguiram a sua independência.
Principais ilhas
As Antilhas são o cume de duas grandes cadeias montanhosas que estão no oceano e emergem sob o conjunto de todas as ilhas do arquipélago. Todavia, estão divididas em Grandes Antilhas e Pequenas Antilhas.
Grandes Antilhas
Reúne as maiores ilhas: Cuba, Jamaica, Porto Rico e Hispaniola ou ilha de São Domingos, dividida entre Haiti e República Dominicana. Territórios não-independentes como as Ilhas Cayman (colônia britânica), a Ilha Navassa e Porto Rico (associados aos EUA) fazem parte da região.
Havana, com pouco mais de 2 milhões de habitantes, é o principal centro. Outras cidades também importantes são Santo Domingo (República Dominicana), San Juan (Porto Rico) e George Town, nas Ilhas Cayman.
Pequenas Antilhas
Este conjunto de ilhas menores, situado a sudeste das Grandes Antilhas, está disposto em formato de arco e possui cerca de 18 vulcões em mais de 700 km. Todavia, a região também serve de encontro para as placas tectônicas do Caribe e da América do Sul.
As Ilhas de Sotavento abrangem as Ilhas Virgens Britânicas, as Ilhas Virgens Americanas, além de Anguila, São Martinho, São Bartolomeu, Saba, Santo Eustáquio, São Cristóvão e Nevis, Antígua e Barbuda, Montserrat e Guadalupe.
Por fim, as ilhas de Barlavento estão ao sul e abrangem Dominica, Martinica, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas e Granada. Próximas à costa da América do Sul estão as ilhas de Bonaire, Curaçao, Aruba e Trinidad e Tobago.
Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: América Latina – História, países, economia e aspectos geográficos.
Fontes: Info Escola, Escola Britannica, Estudo Kids
Imagens: Enciclopédia Global, Toda Matéria, Catraca Livre, Road For Two
Essa matéria Antilhas, o que são? História, características e principais ilhas foi criada pelo site Conhecimento Científico.