Impinge é um nome popular para micose de pele. Ademais, ela também é conhecida pelas pessoas como Tinha ou Tinea. Em suma, é uma infecção provocada por fungos que se alojam na pele. Consequentemente, provocando alterações por diversas regiões da pele.
Geralmente é possível identificar, pois a micose é escamosa e pode ficar vermelha, causando coceiras. Além disso, é comum aparecer lesões circinadas, em forma de um anel, e caso acometa o couro cabeludo, pode provocar queda de cabelo. Entretanto, existe um tratamento para ela, que é com um auxílio médico.
Por outro lado, a impinge é bastante confundida com alergias, por ter suas manchas avermelhadas. Portanto, é essencial se prevenir contra essa micose e suas consequências. Por exemplo, usar antitranspirantes, não andar descalço e secar bem o corpo.
O que é impinge?
Impinge trata-se de uma micose de pele, também conhecida como tinea corporis ou dermatofitose. Ademais, são causadas por fungos dermatófitos, que se alimentam da queratina da pele. E consequentemente, ela provoca lesões avermelhadas na pele, em forma de um anel, que causam coceiras e descamação.
Por isso, é bastante confundida com alergias. No entanto, dependendo do fungo, podem ocorrer alterações no couro cabeludo, ocasionando a queda de cabelo e descamações na área afetada.
Em suma, podem ocorrer em qualquer região da pele. Por exemplo, pés, mãos, face, corpo, virilha e couro cabeludo. Ademais, a micose se desenvolve em áreas de pele úmida, acometendo facilmente pessoas que possuem baixa imunidade. Além disso, a impinge pode ser transmitida através do contato de pessoa para pessoa. Geralmente, essa doença afeta crianças e idosos, mas pode ocorrer com qualquer idade.
Causas da Impinge
A impinge é ocasionada pela crescente quantidade de fungos dermatófitos que se alojam na pele. Logo, eles se alimentam da queratina, componente presente na camada superficial da pele, cabelos e unhas, para poderem sobreviver e se reproduzir.
Por outro lado, às vezes os fungos se alimentam e reproduzem sem provocar infecções na pele. Entretanto, quando o sistema imunológico é frágil, e não consegue combater a ação dos fungos, a impinge acontece.
Ademais, o crescimento dos fungos dermatófitos é favorecido quando se encontra em locais quentes e úmidos. Por exemplo, na virilha e no pescoço. Dessa forma, permite que o fungo se prolifere rapidamente causando a micose. Por fim, a higienização é um fator essencial para evitar a proliferação desses fungos, não deixando que a pele fique molhada por muito tempo e eles se reproduzam.
Sintomas
Como a impinge está relacionada a infecções causadas por fungos na pele, os sintomas estão direcionados a ela, como:
Surgimento de manchas vermelhas na pele, que crescem com o tempo. Coceira e descamação nas manchas. Manchas redondas ou ovais e que possuem bordas bem definidas; Queda de cabelo.Como se prevenir da Impinge?
É essencial criar hábitos de higiene que contribuem para evitar o surgimento dessa micose, por exemplo:
Utilizar antitranspirantes. Manter a pele sempre seca e limpa, principalmente as dobras do corpo. Evitar ambientes quentes e úmidos. Evitar o compartilhamento de objetos pessoais, como toalhas e escova de cabelo. Não andar descalço em locais úmidos. Manter uma alimentação saudável, e que seja pobre em açúcar. Evitar ficar com roupas molhadas. Trocar meias e sapatos. Evitar o contato direto com pessoas que possuem as manchas.Tratamento
O tratamento adequado da impinge irá variar conforme cada caso. Por isso, é imprescindível ter o auxílio médico para o seu tratamento, e nunca se automedicar. Pois, se automedicar pode causar efeitos colaterais, muitas vezes irreversíveis. Ademais, os tratamentos mais comuns para essa micose são os medicamentos antifúngicos. Por exemplo, Cetoconazol, Clotrimazol, Isoconazol, Miconazol e Terbinafina.
Além disso, também pode ser receitado pelos médicos corticosteroides, que aliviam a inflamação e coceiras. Por outro lado, também é feito o uso de pomadas e cremes para a impinge. E durante o tratamento, é essencial manter uma boa higiene pessoal, secando bem todas as regiões do corpo. E evitando emprestar objetos pessoais, para não aumentar a transmissão da doença e o contágio de novos tios de micoses.
Se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Pé de atleta, o que é? Causas, sintomas, Tratamentos e como evitar.
Fontes: Minha Vida, Tua Saúde
Imagens: Dermatologista Especialista, Emagreça Certo, StuDocu, Melhor com Saúde, Boa Forma, Ativo Saúde
Essa matéria Impinge, o que é? Causas, sintomas e como tratar foi criada pelo site Segredos do Mundo.