Pálpebras inchadas são uma doença ocular bastante comum, causada por inflamação ou excesso de fluido nos tecidos conjuntivos ao redor do olho. Dependendo da causa, o inchaço pode deixar a área dos olhos dolorida, afetando a pálpebra superior, a inferior ou ambas.
Nesse sentido, uma série de doenças leves e graves podem levar ao inchaço da pálpebra. Ou seja, o inchaço pode ser resultado de causas inofensivas, como chorar ou esfregar, ou de doenças mais graves, como infecções, traumas e câncer. A causa mais comum de inchaço da pálpebra são as alergias, por contato direto com o alérgeno (como pelos de animais ou poeira entrando nos olhos). Porém, se apenas uma das pálpebras estiver inchada, uma causa comum é um calázio, uma glândula obstruída ao longo da borda da pálpebra.
Dependendo da causa, o inchaço das pálpebras pode durar um curto período e desaparecer rapidamente, como quando você tem uma reação alérgica. Contudo, quando o inchaço da pálpebra permanece por muito tempo e ocorre junto com sintomas adicionais pode ser um sinal de uma condição mais séria que afeta todo o corpo, como hipotireoidismo.
Como o inchaço da pálpebra e o inchaço ao redor dos olhos podem ser um sinal de uma doença grave, é preciso ficar atento aos sintomas que acompanham essa condição. Isto é, se o inchaço da pálpebra vier acompanhado de febre, problemas de visão (como visão embaçada), sinais de choque anafilático (língua e garganta inchadas, bem como urticária e dificuldade em respirar), procure atendimento médico imediato.
Causas das pálpebras inchadas
As causas de inchaço palpebral incluem:
Alergia Infecção bacteriana de um folículo Síndrome nefrótica Infecção bacteriana da pele das pálpebras e ao redor dos olhos Inflamação crônica das margens da pálpebra (blefarite) Glândula tireoide hipoativa (hipotireoidismo) ConjuntiviteComo prevenir pálpebras inchadas?
Em primeiro lugar, se a causa das pálpebras inchadas for alergia, tomar remédios para alergia diariamente ajudará a prevenir os sintomas. Não esfregue os olhos; isso tornará o inchaço maior. Se o inchaço da pálpebra acontecer com frequência, considere fazer um teste de alergia para determinar a que você é alérgico. Após identificar, você pode evitá-los. Além disso, use produtos hipoalergênicos para o rosto e maquiagem. Se faz uso de colírios, escolha colírios sem conservantes, pois o conservante pode irritar os olhos.
Em segundo lugar, limpar as pálpebras duas vezes ao dia com um limpador suave pode ajudar a prevenir infecções e inchaço das pálpebras. Tratar as doenças das pálpebras com tratamentos caseiros e quaisquer medicamentos prescritos pelo médico ajudará a minimizar o inchaço das pálpebras.
Para causas relacionadas à retenção de líquidos, você pode ajudar a prevenir o inchaço das pálpebras bebendo bastante água e consumindo uma dieta com baixo teor de sódio, conforme orientação de seu médico. O uso de álcool pode aumentar o inchaço, portanto, reduzir o consumo pode ajudar a prevenir pálpebras inchadas.
Tratamento
Por fim, é possível tratar a maioria dos casos de inchaço da pálpebra com remédios caseiros simples, como compressas frias para inchaço e vermelhidão ocular ocasional. No entanto, não deixe de buscar ajuda médica se houver inchaço repentino e severo, sobretudo se apresentar outros sintomas ou se houver alterações em sua visão. Aliás, na maioria dos casos, o tratamento da causa subjacente do inchaço da pálpebra ajudará a resolver o inchaço. Dessa maneira, os tratamentos médicos podem incluir:
Tratamento de alergia com medicamentos prescritos e procedimentos médicos:
Tratamentos caseiros para inchaço das pálpebras
Então, gostou do conteúdo? Certamente, você irá querer ler: Terçol, o que é? Causas, sintomas, tratamento e diferenças para o calázio
Fontes: Gaúcha ZH, Tua Saúde, Imo
Fotos: Pinterest
Essa matéria Pálpebras inchadas – Causas, prevenção e tratamento foi criada pelo site Segredos do Mundo.