Antes de tudo, é importante saber que a fórmula molecular é a junção dos símbolos químicos que definem o valor real dos átomos de cada um dos elementos químicos existentes em uma molécula. Em outras palavras, é a composição das moléculas.
Bem como, para conseguir descobrir a fórmula molecular é preciso ter os dados da massa molar da substância e descobrir a fórmula mínima ou empírica da mesma.
Por isso, existem três formas de obter a fórmula molecular, sendo elas: Fórmula mínima ou empírica, Fórmula percentual ou centesimal e cálculo direto. Veja a seguir.
Fórmula molecular
Basicamente, a fórmula molecular consiste na combinação de símbolos químicos que, quando postos de maneira conjunta, expressam os números reais dos átomos presentes nos elementos químicos. Ou seja, os números indicados pela fórmula molecular indicam os átomos que fazem parte de cada elemento presente em uma molécula.
Sendo assim, existem duas formas para se chegar aos resultados da fórmula molecular, sendo elas:
Fórmula mínima ou empírica
Neste caso, é necessário saber o menor número de átomos de cada elemento da substância (fórmula mínima) e ter a proporção dos átomos entre os elementos.
Sendo assim, como exemplo de proporção, podemos citar o elemento químico Nobélio (NO). Sua proporção é 1 : 1. Dessa forma, sua fórmula molecular pode ser: NO, N2O2, C3H3 e etc. Como a proporção gera um monte de possiblidades, é necessário saber também a massa molar para poder determinar a fórmula molecular.
Geralmente, ao resolver um exercício, vem no enunciado do problema a ser resolvido o valor da massa molar. A princípio, a massa molar varia, pois é necessário fazer experimentos para saber o seu valor. Além disso, o estado físico da substância pode afetar o resultado.
Bem como, através da massa molar da substância pura é possível calcular quantas fórmulas unitárias são utilizadas para alcançar o resultado da massa molar da fórmula molecular.
Fórmula percentual ou centesimal
Para descobrir a fórmula molecular utilizando este método é usado a quantidade de massa de cada elemento em 100 partes de massa da substância pura.
Entretanto, ao descobrir a fórmula percentual, é possível encontrar a fórmula mínima e fazer o mesmo processo até chegar ao resultado da fórmula molecular.
Tal método é utilizado em exercícios que não dão a fórmula mínima diretamente. No geral, no enunciado vem a porcentagem de cada elemento presente no problema. Veja um exemplo a seguir.
Cálculo direto para a fórmula molecular
Por último, é possível utilizar o cálculo direto para chegar no resultado da fórmula molecar. Nesse caso, é usada a regra de três da matemática. Veja o exemplo a seguir.
Temos CaCO: Ca = 40, C = 12 e O = 16, onde 40% é Ca, 12% é C e 48% é O.
Utilizando a regra de três fica:
100% do total – 40% de Ca 100g do total – 40 x g de CaLogo, Ca é 1. Além disso, podemos utilizar a mesma regra para o C, que também resulta em 1. Só tem uma diferença no O, observe:
100% do total – 48% de O 100g do total – 16 z g de O z = 3.Portanto, a fórmula molecular é CA1C103, mais simplificada CAC03.
Então, o que achou da matéria? Se gostou, confira também o que é Química Inorgânica
Fontes: Toda Matéria, Mundo Educação, Manual da Química e Brasil Escola.
Imagens: Toda Matéria, Medium, Resumo Escolar e Brainly
Essa matéria Fórmula Molecular, o que é? Definição, características e como calcular foi criada pelo site Conhecimento Científico.