Animais onívoros são aqueles que se alimentam tanto de plantas como de animais, em uma posição intermediária entre herbívoros e carnívoros. Assim como nessas outras classificações, seu sistema digestivo é favorecido para que ele possua essas características.
Desse modo, esses tipos de animais apresentam uma vantagem em relação às outras espécies, tanto pela maior variedade em sua dieta quanto pela sua ocupação em diferentes níveis tróficos de uma cadeia alimentar.
O termo onívoro vem do latim omni aliado a vorus, que quer dizer “aquele que come tudo”. Entre suas principais peculiaridades, está a presença de dentes adaptados para cortar a carne e também para triturar vegetais. O exemplo mais conhecido é do ser humano.
Conheça abaixo as principais características dos onívoros e seus exemplos.
Animais onívoros
Adeptos da ingestão de plantas, como algas, e animais, os onívoros contam com um sistema digestório bem adaptado a esse tipo de dieta.
Em primeiro lugar, está a presença de uma combinação de diferentes tipos de dentes que permite realizar as funções de alimentação.
Os incisivos e caninos (presentes em alguns herbívoros e sobretudo em carnívoros) garantem a mordida e auxiliam no processo de cortar os alimentos e rasgar a carne, enquanto os molares e pré-molares ajudam na trituração.
Em seguida, o trato digestório de onívoros e herbívoros é mais longo. Isso porque a digestão dos vegetais necessita de maior tempo, enquanto a carne, de modo geral, se digere mais facilmente.
Contudo, alguns invertebrados também podem ser onívoros. Alguns insetos, por exemplo, contam com adaptações bucais que garantem as funções de morder e mastigar, próprias dos dois tipos de alimentação.
Características do sistema digestório
Para conhecer mais a fundo quais são esses animais onívoros, primeiramente iremos saber mais características de seu sistema digestório.
Dessa forma, o estômago deles apresenta paredes musculares e produz enzimas e ácido clorídrico. Da mesma maneira, a boca produz amilase salivar e a região do cólon é expandida.
Por outro lado, os onívoros assumem a posição de consumidores dentro de uma cadeia alimentar. Eles não produzem os próprios alimentos, portanto, não podem ser produtores.
Contudo, podem comer as plantas e serem os consumidores primários. Por outro lado, podem se alimentar de outros animais, podendo ser consumidores secundários, terciários, quaternários e assim por diante.
O ser humano é onívoro?
Nós comemos tanto alimentos de origem animal quanto de origem vegetal. Assim, uma dieta equilibrada exige a presença dos componentes presentes tanto nas carnes, seja branca ou vermelha, quanto de legumes e vegetais variados.
Mas você pode se perguntar: e os veganos e vegetarianos? Sim, eles não se alimentam de carne, entretanto ainda representam uma minoria em relação ao total de indivíduos que comem carne. Segundo dados de 2018 do IBOPE Inteligência, eles são 14% da população.
Além disso, essa dieta pode não fornecer todas as substâncias necessárias para a garantia da saúde humana. As carnes contêm, entre outras, a vitamina B12 que é necessária para manter o metabolismo em pleno funcionamento e ajuda na produção dos glóbulos vermelhos no sangue.
Exemplos de animais onívoros
Os animais onívoros representam uma grande parte do ecossistema atual, abarcando diversos tipos e espécies animais. Confira abaixo alguns exemplos:
Avestruz
Tem sua dieta baseada em pequenos insetos, grama e sementes de frutos. Eles não contêm dentes e, portanto, não mastigam o alimento que desce direto ao esôfago.
Cão
Os cães têm sistema digestivo adaptado ao consumo de qualquer tipo de alimento. Embora estejam acostumados a comer somente ração, sobretudo os domésticos, eles também podem ingerir frutas, carnes, cereais e verduras.
Gaivota
Essa é uma ave aquática que se alimenta de restos e ovos de outros animais.
Morcegos
Únicos mamíferos que voam, esses animais vivem em ambientes escuros e comem frutas, pequenos insetos e flores.
Chimpanzé
Essa espécie possui hábitos curiosos por conta das semelhanças com os seres humanos, tanto no comportamento quanto na alimentação. Desse modo, eles comem sementes, frutas, larvas de inseto e também formigas.
Lobo-guará
Animal do cerrado, ele se alimenta de restos de aves, cobras, lagartos, roedores, pequenos insetos, frutas e outros.
E aí, gostou do tema de hoje? Se sim, confira também quais as características dos animais carnívoros.
Fontes: Escola Kids. Brasil Escola, Biologia Net, Educa Mais Brasil, Toda Matéria, SVB
Imagens: Vida Animal, Pinterest, Petz, Pet Anjo, Conquiste sua vida, Cachorro pode comer isso?, Noticias R7, Mega Curioso, Agência de Noticias do Paraná.
Essa matéria Onívoros, o que são? Conceito, características e como se alimentam foi criada pelo site Conhecimento Científico.