Os percevejos de cama são insetos sugadores de sangue que se abrigam, como o nome sugere, em camas de hotéis e residências. Uma vez que são muito pequenos, medindo de 4 a 7 milímetros, podem passar despercebidos, picando suas vítimas enquanto dormem.
Pragas comuns em regiões do hemisfério norte, os percevejos também têm sido cada vez mais frequentes no Brasil. O número de casos aumentou por aqui especialmente por conta da presença de estrangeiros.
Só em São Paulo, por exemplo, foram identificadas infestações em 30 das 31 subprefeituras classificadas.
Características dos percevejos
O ciclo de vida de um percevejo de cama dura até um ano, sendo que cada fêmea pode gerar até 400 filhotes nesse espaço de tempo. Depois de colocado, o ovo precisa de apenas 10 dias para eclodir.
Na fase jovem, os espécimes ainda apresentam aspecto incolor, adquirindo coloração apenas depois da alimentação. Na forma adulta, então, ficam com tom de marrom ou castanho avermelhado e formato oval achatado. Esse formato é ideal para que eles consigam se esconder em espaços da cama, como frestas da armação e espaços entre o colchão, por exemplo.
Após sugar o sangue de uma vítima, o percevejo de cama adquire um formato mais alongado, inchado e avermelhado.
Como evitar percevejos de cama
Para se prevenir de infestações, é importante inspecionar os lençóis e as costuras dos colchões com frequência, especialmente em hotéis. Além disso, marcas como rastros de sangue e pequenas manchas marrons (fezes de percevejo) podem indicar a presença dos insetos.
Caso a cama esteja livre, ainda podem haver indícios nas cabeceiras e outras regiões do quarto.
Outro sinal comum, quando estão em número grande numa infestação local, podem exalar um cheiro adocicado. O odor é semelhante ao exalado pelo percevejo vegetal – ou maria fedida.
Como tratar picadas
Geralmente, as picadas de percevejos de cama causam manchas vermelhas na pele que somem em até duas semanas. No entanto, pode ser difícil diferenciar as picadas desses insetos para as de outros como mosquitos.
A princípio, os lugares picados com mais frequência são rostos, pescoço, costas, braços e mãos.
O tratamento consiste na utilização de cremes para a pele com hidrocortisona. Além disso, medicamentos anti-histamínicos administrados por via oral também podem combater e aliviar os sintomas das inflamações.
Em casos que a picada de percevejo provoca infecções de pele mais severas, um médico pode prescrever antibióticos. Essas infecções também podem ser agravadas caso o paciente coce muito as feridas provocadas.
Além disso, algumas pessoas também podem desenvolver relações alérgicas, com coceira mais intensa e a presença de bolhas ou urticária.
Fontes: Fatality Pragas, Pragas e Eventos, Uniprag, MD Saúde
Imagens: Lansing State Journal, Chilton’s, Power of Positivity, Press Telegram
Essa matéria Percevejo de cama – Características e como evitar infestações foi criada pelo site Segredos do Mundo.