Blogroll

Trabalho de uma força – Definição, características e tipos de força


Trabalho de uma força é uma grandeza relacionada à energia transferida por meio da aplicação de uma força qualquer, que é capaz de gerar deslocamento. Diferentemente da palavra usada no cotidiano, que se relaciona com uma atividade ou serviço que pode ser realizado sem esforço físico.

Nesse sentido, cabe aqui imaginarmos o exemplo de um carro quebrado que precisa ser empurrado. Ao fazermos força sobre o veículo, ele se movimenta por meio da energia cinética que adquire.

Assim, essa energia, que faz com que o automóvel se locomova, foi transferida através do trabalho realizado por uma força. Concluindo, pode-se entender então o trabalho de uma força como a energia utilizada para que uma atividade ocorra.

Trabalho de uma força, o que é?

O trabalho de uma força é uma grandeza usada pela Física para medir a transferência ou a transformação de energia. Todavia, a unidade desta grandeza é conhecida como joule e, o trabalho de uma força também é equivalente à variação de energia cinética e potencial de um corpo ou sistema de corpos.

Trabalho de uma força – Definição e tipos de força
Trabalho de uma força – Definição e tipos de força Conhecimento Científico
Toda Matéria

Assim, quando um corpo recebe essa força, a energia armazenada nesse corpo transforma-se em outras formas de energia. Por exemplo: ao elevarmos um objeto do chão até uma certa altura, a energia dos músculos é transferida para o objeto que, ao se elevar, apresenta uma quantidade de energia gravitacional.

O trabalho é calculado a partir da distância que um corpo percorre. Nesse sentido, o cálculo é feito levando em consideração a distância percorrida na mesma direção da força responsável por este trabalho, ou seja, o trabalho é igual à projeção do vetor força sobre a direção da distância que um corpo percorre.

Cálculo do trabalho de uma força

O cálculo do trabalho de uma força é obtido a partir da multiplicação do módulo desta força pela distância percorrida e pelo cosseno do ângulo que acaba se formando entre a força (F) e a distância (d). A seguir: W=F⋅d⋅cosθ.

Todavia, pode-se perceber que o trabalho é inexistente quando o ângulo que se forma entre as grandezas for igual a 90°, ou seja, quando o ângulo for reto. Isso acontece porque o cosseno deste ângulo é igual a zero.

Tipos de força de trabalho

O trabalho de uma força é dividido entre:

Trabalho motor e resistente

Esse tipo de trabalho realiza-se sempre a favor do movimento de um corpo, gerando energia cinética. Por outro lado, chama-se trabalho resistente, aquele em que a força aplicada é contrária ao movimento, reduzindo, assim, a energia cinética ou transformando-a em outros tipos de energia, como a térmica.

Trabalho de uma força – Definição e tipos de força
Trabalho de uma força – Definição e tipos de força Conhecimento Científico
Ao empurrarmos um carro estamos realizando o trabalho.

Todavia, no trabalho motor os vetores da força e do deslocamento são paralelos, formam um ângulo de 0°. No trabalho resistente, o ângulo formado entre força e deslocamento formam um ângulo de 180°, sendo assim opostos.

Por exemplo,

Ao se empurrar um carrinho de supermercado, realiza-se uma forma de trabalho motor. Ao subir uma escada, o peso é responsável por realizar um trabalho resistente.

Trabalho da força peso

O trabalho dessa força é medida pela quantidade de energia que se faz necessária para elevar um corpo com massa determinada (m), até uma altura (h), em uma região com gravidade, representada pela letra G:

T = mgh 

Onde,

M – massa do corpo em kg

G – gravidade (m/s²)

H – altura (m)

Força elétrica

A princípio, o cálculo do neste exemplo é obtido a partir do produto entre o módulo da carga e a diferença de potencial elétrico. A unidade de medida usada é o volt. Nesse sentido temos a fórmula: T = qΔU

Onde,

τ – trabalho (J)

q – carga elétrica (C)

ΔU – diferença de potencial (V)

Trabalho de uma força variável

Todavia, este caso é explicado e calculado a partir do gráfico que relaciona duas grandezas: força e deslocamento sofrido pelo corpo. Exemplo:

Trabalho de uma força – Definição e tipos de força
Trabalho de uma força – Definição e tipos de força Conhecimento Científico
Neste caso, o trabalho é obtido a partir do gráfico que envolve duas grandezas diferentes.

Teorema do trabalho e da energia cinética

Este teorema se relaciona com a quantidade de trabalho exercida sobre um corpo ou sobre um sistema de corpos, de acordo com a sua variação de energia cinética.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: Força elástica, o que é? Definição, características e fórmula.

Fontes: Brasil Escola, Quero Bolsa, Só Física, Brasil Escola

Imagens: Jornal Zona Sul, Redu, Auto InfluenceBlog do Professor Ferretto

Essa matéria Trabalho de uma força – Definição, características e tipos de força foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 

Parceiros

Blogger news

Copyright © . Principe Troll |