Um acessório ousado, mas que se tornou bastante popular é o piercing na língua. Desde a década de 90 vem ganhando adeptos que acham o acessório descolado e bonito.
Hoje, existem inúmeros modelos de piercings que vão desde os mais simples até joias elaboradas e coloridas. De acordo com pesquisas realizadas, cerca de 16% das mulheres e 4% dos homens usam piercing na língua. No entanto, alguns profissionais da saúde alertam quanto aos perigos para a saúde oral provocados pelo piercing na língua.
Pois, o piercing na língua exige mais cuidados do que outros tipos de piercing, caso contrário, podem causar sangramento excessivo, infecções ou lesões na boca e nos dentes.
Além disso, também pode causar inchaço, cicatrizes, danos aos nervos e doença periodontal. De acordo com dentistas, o piercing na língua pode quebrar certos tipos de restaurações, por exemplo, coroas feitas de porcelana ou metal. Além de interferir no ato de comer e falar.
Ademais, o costume de usar piercing tem mais de 5000 anos, sendo usado por diversas culturas ao longo dos anos. Por exemplo, no antigo Egito, o piercing era utilizado pelos Faraós e famílias reais e na Índia, o piercing no nariz era usado por castas mais altas. Por fim, nas culturas Maias e Astecas, o piercing na língua era usado pelos sacerdotes dos templos.
Hoje, esse acessório é usado como forma de se expressar. Portanto, se você está pensando em colocar um piercing na língua, deve ficar ciente dos riscos e cuidados especiais que esse acessório necessita.
Por que dentistas não aprovam piercing na língua
De acordo com dentistas, o piercing na língua precisa de maiores cuidados do que outros tipos de piercing, pois as probabilidades de ter complicações é muito maior. Isso acontece devido aos seguintes fatores:
A língua não foi feita para colocar piercing, por isso, não é algo natural. Ao falar ou comer, a língua bate nos dentes, portanto o atrito pode causar um desgaste no esmalte do dente. Também pode provocar lesões no local da perfuração. A língua é uma das partes mais sensíveis do corpo, portanto, qualquer procedimento incorreto pode causar danos permanentes. A perfuração para colocar o piercing na língua faz com que o posicionamento da língua mude, ficando mais alta. Dessa forma, ocorrem frequentes mordidas na língua quando fala ou come. O que pode aumentar o risco de câncer na boca. O contato do piercing com a gengiva pode causar retração gengival, amolecendo os dentes. A língua é responsável pela reprodução de alguns sons e pela fala. Portanto, o piercing pode afetar a fala de forma permanente. Os hábitos de higiene devem ser intensificados, caso contrário, pode acumular bactérias, causando mau hálito. Pode mudar a quantidade de saliva da boca, ocasionando consequências sérias. Caso a pessoa use aparelho nos dentes, o uso do piercing na língua não é indicado. Pois há casos de pacientes que rasgaram a língua porque o piercing se prendeu ao aparelho. Se não for feito com profissional, há riscos de infecções, pois a boca contêm milhões de bactérias em seu interior. Dessa forma, pode causar inchaço dificultando a respiração.Possíveis complicações ao colocar piercing na língua
1 – Infecção
Ao colocar piercing na língua é indicado fazer uma boa higienização com antissépticos e pomadas para evitar infecções. Além de cuidados com a alimentação e a suspensão da prática de atividades físicas até a completa cicatrização. Ademais, são cuidados muitos importantes para evitar infecções sérias, pois a boca é um local úmido e repleto de bactérias. O que a torna um local bastante propício para o desenvolvimento de infecções.
Portanto, para evitar que aconteça, lave bem às mãos antes de tocar no piercing, ao escovar os dentes tome cuidado com o local do furo. Por fim, visite o seu dentista a cada 3 meses para fazer uma limpeza.
2 – Dentes danificados
O piercing na língua costuma ser um acessório grande, portanto, qualquer movimento que você faça pode causar danos aos dentes devido ao atrito. Dessa forma, pode causar fraturas ou lascar os dentes.
3 – Endocardite
Infecções causadas por cáries ou pelo furo do piercing na língua podem afetar diretamente o coração. Dessa forma, causando endocardite infecciosa, que é quando bactérias e microrganismos em geral encontram tecidos cardíacos ou válvulas e atrapalham seu funcionamento. Ademais, é uma doença que pode desenvolver até mesmo em pessoas sem histórico de problemas cardíacos.
4 – Funcionalidade da boca prejudicada
Após colocar piercing na língua, funcionalidades da boca como a fala e a mastigação, por exemplo, podem ficar comprometidas mesmo após a cicatrização do furo. Além disso, pode causar o aumento da saliva, prejudicando funções básicas da boca.
5 – Ferimentos na gengiva
Além dos problemas mencionados, o piercing na língua também pode causar danos na gengiva, já que ela é bem sensível. Dessa forma, o contato constante do metal do acessório com a gengiva pode causar:
Ferimentos Retração gengival Facilitar o desenvolvimento de cáries Aumentar a sensibilidade dos dentesComo evitar problemas ao colocar piercing na língua
Se mesmo com todos os riscos de complicações que envolvem colocar piercing na língua, você ainda pensa em colocar um, então, é importante seguir algumas dicas, tais como:
Primeiramente, procure um local em condições assépticas extremas, com profissional especialista para colocar seu piercing. Confira se a agulha a ser usada é nova. Escolha um modelo de acessório com a bola menor para a parte inferior da língua, assim evitará o contato com a parte abaixo da língua. Ao realizar alguma atividade física, retire o piercing antes. Mantenha uma boa higiene bucal, escovando, usando fio dental e enxaguando regularmente. Sempre confira se o piercing está bem preso. Não brinque com o piercing na língua, pois pode acabar quebrando um dos dentes. Visite o dentista regularmente.Assim que fizer o furo para colocar o piercing na língua, é comum ela ficar inchada e macia. Portanto, colocar gelo ajudará a diminuir o inchaço e o desconforto. No entanto, não chupe o gelo, pois pode aumentar o inchaço, deixe que ele derreta na sua língua. Também é importante lembrar que, assim que o piercing é colocado, há restrições de alimentos. Por isso, prefira alimentos macios e gelados, evite alimentos quentes e ácidos. Por fim, após cada refeição, faça a higiene do acessório (não mais que três vezes ao dia) e sempre lave as mãos antes de manuseá-lo. Ademais, quando for escovar, use uma escova macia e limpe a parte de cima e debaixo do piercing, usar um enxaguante bucal não alcoólico também é indicado.
Dúvidas sobre colocar piercing na língua
Em suma, para não ter problemas ao colocar seu piercing na língua, é só seguir essas dicas, procurar um profissional de confiança, usar materiais descartáveis e uma joia compatível. Ademais, enquanto seu piercing se cicatriza, evite beijos, álcool e cigarros, pois podem ajudar no desenvolvimento de infecções. Por fim, escolha o piercing que combine com seu estilo e atende ao seu gosto e aproveite.
Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Tipos de piercing na orelha – Quais são e onde usá-los.
Fontes: Colgate, Saúde, Rede Odonto, CRO SP, Dicas de Mulher
Imagens: Área de Mulher, Beleza, Beleza e Saúde, Sorrisologia, Dr. Drázio Varella, Incrível, Wikihow, Hypescience, Tudo com Moda
Essa matéria Piercing na língua causa problemas? Como evitar complicações foi criada pelo site Segredos do Mundo.