Uma foca nadou por semanas com uma lata de energético presa à mandíbula, ao longo da costa norte da Grã-Bretanha. O primeiro avistamento do animal nessa situação foi registrado no dia 6 de outubro, próximo a um estaleito do porto de Belfast Lough, na Irlanda do Norte.
As autoridades tentaram por diversas vezes resgatar a foca, que, conforme reportado pela BBC News, corria sério risco de afogamento. No entanto, à menor aproximação, ela voltava para o mar e desaparecia.
As buscas só chegaram ao fim em um rio da Escócia, a aproximadamente 128 km do primeiro ponto onde o animal foi descoberto.
Vale o clique: Fotos mostram que são necessários 15 leões para derrubar um búfalo
A foca acabou capturada por uma equipe de resgate enquanto descansava em um bueiro e finalmente teve a lata removida do focinho.
Em declaração à BBC, um porta-voz da polícia do Ministério da Defesa do Reino Unido pediu "que as pessoas tomem um cuidado extra ao descartar o lixo perto de qualquer canal".
Em postagem no Facebook da Lagan Search & Rescue, que participou das buscas pela foca, internautas comemoraram o sucesso da operação. "Isso fez o meu dia", afirmou um usuário. "Notícia maravilhosa", exaltou um segundo.
Já outra foca foi encontrada com uma enguia enfiada no nariz. Confira abaixo!