Basicamente, os ângulos alternos internos são classificados como aqueles que se encontram na parte interna das retas paralelas. Além disso, os ângulos alternos ficam localizados em lados diferentes da reta transversal.
Mas, antes de compreender o que os ângulos alternos internos representam, é necessário relembrar o que significa ângulo e reta transversal. Sendo assim, os ângulos, de acordo com a Matemática, é o valor da abertura da medida que se forma entre duas semirretas.
As semirretas, neste caso, são retas que possuem início, mas não possuem fim. Assim, é possível observar a formação de quatro ângulos quando há a intersecção entre duas retas, diferente do que ocorre apenas nas retas, onde apenas um ângulo se forma.
Além disso, quando uma reta transversal corta duas retas paralelas, é possível ver a formação de oito ângulos. Cada ângulo possui características e propriedades em comum, dependendo da posição que ocupam.
O que são retas paralelas?
Duas retas são chamadas de paralelas quando ambas não possuem pontos de intersecção em comum. Uma forma de presentar o paralelismo entre duas retas é utilizar a expressão matemática: r\\s.
Assim, quando duas retas estão paralelas uma à outra, forma-se, entre ambos, um espaço denominado de região interna. A parte que fica fora do cetro das retas, é chamada de região externa. Logo, dentro do conceito de retas paralelas, temos os ângulos internos e externos.
Ângulos alternos internos
Como o próprio nome sugere, são aqueles formados na parte interna das retas paralelas. Neste caso, o “interno” representa que os ângulos estão na região interna das retas e o “alterno” indica que os ângulos estão em posições alternadas se comparados à reta transversal.
Ou seja, os ângulos alternos internos se classificam como os ângulos que estão localizados na região interna das retas paralelas, bem como em lados alternados em relação à reta transversal.
Ângulos alternos externos
Os ângulos alternos externos ficam localizados na região externa das retas paralelas. Além disso, se encontram em lados opostos em relação à reta transversal.
Uma características em comum entre ambos os ângulos, caracterizada como a propriedade dos ângulos, é que eles são congruentes, ou seja, possuem a mesma medida.
O que achou da matéria? Se gostou, confira também sobre a História dos Números, o que são Números Decimais e quem foi Pitágoras.
Fontes: Mundo Educação, Brasil Escola e COC
Imagens: Guia do Ensino, Significados e Centro de Mídias
Essa matéria Ângulos alternos internos, o que são? Definição e principais características foi criada pelo site Conhecimento Científico.